
Os Sobrenomes Italianos no Brasil e no Mundo: Quais são os mais raros e os mais comuns, você sabe? Confira agora!
Que o Brasil é o lugar onde os sobrenomes italianos mais aparecem entre as famílias, além da própria Itália (ora, ora, temos um Sherlock Holmes aqui?), já estamos cansados de saber!
Esse interessante fato pode ser explicado pelo intenso movimento imigratório que ocorreu na europa durante os séculos XIX e XX, e fez com que um número considerável de italianos adotassem nosso país como lar.
Aí, todo mundo já sabe, né? Foi um passo bem rápido para que a comunidade italiana se instalasse de vez por aqui, somando com seus costumes e tradições na diversificada cultura brasileira.
Desse modo, se você tem interesse em descobrir quais são os sobrenomes italianos mais populares e os mais raros e, assim, confirmar suas raízes europeias para conquistar sua cidadania, este post lhe poderá ser de muito boa utilidade.
Sobrenomes italianos mais populares
Antes de partirmos para os sobrenomes italianos mais populares por aqui, é importante comentar que todo país possui alguns sobrenomes que são mais fáceis de serem encontrados entre a população, tipo o Silva no Brasil.
Por outro lado, há também aqueles sobrenomes considerados mais raros, que muitas vezes ganham o título de "chiques", apenas por não serem tão comuns assim.
Lá na Itália, as coisas não seriam diferentes, já que esse país possui cerca de 350.000 sobrenomes diferentes e ocupa a posição número 1 em diversidade nesse quesito (mas em questão de futebol, nem precisamos comentar qual país é o maior campeão de todos, certo?).
Bom, depois dessa chuva de informações, só nos resta mesmo conhecer os 15 sobrenomes italianos mais comuns e populares:
Rossi;
Russo;
Ferrari;
Esposito;
Bianchi;
Romano;
Colombo;
Ricci;
Marino;
Greco
Conti;
De Luca;
Sobrenomes italianos mais raros
Por aqui, a imigração italiana ficou marcada por ter vindo, sobretudo, do Norte da Itália, importando, assim, boa parte dos sobrenomes mais usados naquela região.
Principalmente de locais mais ao nordeste do país, como a região de Vêneto, onde os sobrenomes "Pavan", "Furlan" e "Zanon" são bastantes comuns.
Contudo, o processo de imigração italiana em nosso país gerou muitas fusões e alterações de nomes, o que influenciou no surgimento de novos sobrenomes italianos "abrasileirados".
Além disso, é importante lembrar um outro dado: o Brasil é o país que possui uma das maiores colônias italianas fora da Itália.
Sendo assim, parece bastante razoável que os sobrenomes mais populares lá na Itália também sejam os mais populares por aqui, certo?
Então, os sobrenomes "Rossi", "Ferrari", "Russo", "Martins" e "Santos", entre tantos outros, também podem ser considerados comuns, tudo depende da região e do fluxo de imigração da comunidade italiana para cada área específica do Brasil.